terça-feira, 27 de março de 2007

Forças Migratórias

Aulas dos dias 06/03 e 12/03:

Em um período da História do Brasil ocorreu a vinda de imigrantes para o país. Migração é qualquer tipo de deslocamento populacional. Existe três tipos de migração: a migração pendular que é a ida e a volta de lugares constantemente como, por exemplo, uma pessoa que mora em São Paulo e trabalha em Osasco precisa ir e voltar todo o dia de uma cidade para a outra; a migração sazonal, a qual é migrar para determinado lugar e ficar durante um período de tempo e voltar para o seu lugar de origem como, por exemplo, uma pessoa que mora no Brasil, mas tem que ir para os Estados Unidos e ficar lá durante alguns meses a trabalho; e por último tem a migração definitiva que é migrar para um lugar e permanecer lá, foi o casa dos imigrantes que vieram para o Brasil. Imigrante é quem vem de um lugar e emigrante é quem vai para algum lugar, depende do ponto de vista, para os brasileiros os europeus eram imigrantes, pois estavam vindo de outro país, mas para os europeus que ficaram no seu país, os que foram para o Brasil eram emigrantes.
No Brasil, o fim da escravidão e o tráfico negreiro deram como conseqüência a substituição da mão de obra. Essa substituição foi feita por imigrantes brancos que vieram para o Brasil atrás de emprego e melhores condições de vida. Acontece que naquela época, na Europa, estava ocorrendo um crescimento da população gerando a falta de terras, com a mecanização muitas pessoas perderam seu emprego, estava em um período de guerras, as quais eram a unificação da Itália e da Alemanha e a 1ª Guerra Mundial, a conseqüência de tudo isso foi a fome, a miséria e a falta de perspectiva. Os europeus se sentiram atraídos pelo Brasil, pois este oferecia muito emprego por causa da cafeicultura, com o salário, as pessoas entravam para o mercado consumidor, isso foi desenvolvendo a criação de indústrias para expandir o mercado e com mais indústrias mais empregos. Além disso, o Brasil tinha uma preferência por brancos para substituir a mão-de-obra escrava. Mas porque os brancos? A principal justificativa era que os brancos eram superiores aos negros, mas também havia a tentativa de branqueamento da população (que por sinal, não adiantou).





Chegada de imigrantes a uma estação decaminhos de ferro da Europa Central.






Colonos italianos chegando na Hospedaria de Imigrantes, no Brás, São Paulo, final do século XIX.



Após a década de setenta houve no Brasil a reversão do fluxo migratório já que durante o período de 1973 a 1979 ocorreu “as décadas perdidas”, pois o crescimento do país diminuiu para apenas 6 a 7% ao ano. Vale a pena lembrar que antes disso o Brasil tinha um crescimento econômico anual de cerca de 10%. Essa queda ocorreu por causa do investimento acelerado do governo de Juscelino, que deixou o país com uma imensa dívida externa e, automaticamente, grande inflação. Enfim, entre a década de oitenta e noventa, o desemprego no Brasil aumentou significativamente e muitas pessoas perceberam que não valia a pena continuar morando aqui. A União Européia, os Estados Unidos e o Japão eram os principais países cujos brasileiros se sentiam atraídos. Havia também a Argentina, que naquela época era considerada o melhor país da América do Sul, pela facilidade com o idioma e sua localização. Hoje em dia, a Argentina não mais é mais um atrativo já que sofreu uma queda em sua economia no final dos anos 90.



Aulas postadas por: Beatriz Mansano
fotos de : http://www.projetoimigrantes.com.br/int.php?dest=fotos&pagina=2

Nenhum comentário: