terça-feira, 20 de março de 2007

População Brasileira

05/03/2007

Indígenas:
Houve redução populacional por diversas causas: as guerras pois os indígenas sempre entravam em conflitos com os brancos, e pelo fato dos brancos possurem armas bem melhores, muitos índios moriam; a escravidão, pois os índios eram obrigados a trabalhar e faziam muito esforço, situação da qual eles não estavam acostumados, assim quando chegava no seu ponto limite não aguentavam e acabavam morrendo; as epidemias, que foram trazidas pelos brancos, e como eram doenças desconhecidas pelos índios, estes não possuíam anticorpos para se proteger dessas "novas" doenças, muitos acabaram sendo contaminados, os que nao se contaminavam fugiam para outras aldeias e levavam as doenças para elas; a perda de terras, forçada pela ocupação européia, isso desestruturou os indígenas economicamente, pois estes precisavam das terras para produção de alimentos e a aculturação, que fez os indígenas perderem sua própria cultura e se integrarem a cultura dos brancos. Essa aculturação acontece até hoje, mesmo com as poucas reservas indígenas. A mídia hoje, infelizmente, ajuda com que a aculturação cresça mais ainda, pois em muitas aldeias indígenas tem televisão e os indígenas acabam assitindo programas da cultura branca. Hoje em dia, no Brasil, o número de aldeias indígenas diminuiu muito.

Brancos:
Houve três momentos:
Colonização (1530- +/- 1800)
Ocupação do Sul (+/- 1820-1830)
Substituição da mão de obra. (+/-1860-1940)

A colonização foi feita com o objetivo da exploração e do enriquecimento dos colonizadores, que na maioria das vezes, eram os portugueses.
A ocupação da região do sul que era disputada entre Portugal e Espanha, com isso D. Pedro I incentivou a vinda de imigrantes para o sul do Brasil para que não perdesse as terras. A partir do ano de 1860, a migração de estrangeiros para o Brasil aumenta, acontece então a força migratória.
Para ocorrer força migratória é preciso ter repulsão, que é o motivo pelo qual as pessoas deixam seu país, como por exemplo, o desemprego, guerras, miséria e falta de perspectiva; e a atração, são os motivos que levam as pessoas a mudar para outro país, como por exemplo, um que oferece grandes chances de conseguir emprego, que não esteja em guerras, etc.

Aula postada por: Thais Barroco

Nenhum comentário: