domingo, 11 de fevereiro de 2007

A modificação do meio para a sobrevivência humana

Nós somos alunas do 1ºA, do Colégio Santa Clara. Fizemos este blog para registrar as aulas de Geografia, que acontecem duas vezes por semana.
O objetivo do professor Carlos, ao pedir este trabalho, é facilitar o nosso estudo e assim melhorar o nosso desenvolvimento. Nosso grupo é constituído por sete alunos: Beatriz Mansano, Cláudia Acre, Fernanda Solis, Juliana Gomes, Marina Gomes, Rebecca Gerassi e Thais Barroco.
Esta é nossa primeira postagem (11/02/07).
A aula do dia 02/06 começou com a seguinte pergunta: Como o homem modificou o meio para sobreviver? A partir dessa pergunta, a aula começou, com o professor explicando como a transformação do meio foi feita pelo homem. Ela foi feita a partir do conhecimento e das técnicas que ele adquiriu no decorrer de sua existência. A partir desse momento, o homem luta pela sobrevivência, tendo como principal elemento a sua alimentação. Sua principal fonte de alimento era a caça e a descoberta do fogo foi uma conseqüência disso, já que eles o usavam para esquentar a comida que havia sido caçada.
O homem era nômade, ou seja, não tinha moradia fixa. Mas conforme começou a formar famílias, percebeu que precisava de uma moradia fixa, para sua mulher e seus filhos. Foi aí que a agricultura e a pecuária começaram a ser praticadas. Então as vilas foram sendo formadas e nelas aconteceram as primeiras trocas, entre comidas e roupas (por exemplo), que deu origem ao comércio. As vilas se localizavam perto de rios, fazendo com que o homem se tornasse sedentário. Atualmente, cada lugar tem sua própria cultura, mas essa começou a ser formada por esses homens, que até então, eram nômades. A organização da sociedade começou nessas pequenas vilas, que foi dando lugar ao trabalho e a formação da sociedade. Assim, as vilas foram se transformando em cidades, em países e formando diferentes culturas.
O sedentarismo citado no texto se agravou ao longo dos anos. Um forte exemplo disso é Mc Donald's, a maior rede de fast food do mundo. Quando comemos os lanches, não pensamos que existe todo um processo por trás de sua elaboração. É necessário que o boi seja morto, para que a carne seja obtida, o trigo plantado, e assim por diante. Mas por que o Mc Donald's é parte tão importante na nossa sociedade? O marketing e a propaganda.




Aula postada por: Cláudia Acre

Nenhum comentário: