quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Espaço Geográfico

12/02/07 e 13/02/07

Aprendemos hoje sobre o Espaço Geográfico, que é o objeto de estudo da geografia. Estudamos o conceito de paisagem, território, lugar e região.

Paisagem é uma parcela da superfície terrestre que pode ser apreendida pelo olhar. Ela apresenta um instante, um dia pode estar diferente do outro. A paisagem é muito importante para nós porque ela é o concreto da nossa sociedade, pois por onde o ser humano passa, ele deixa sua marca e muitas vezes mudando essa paisagem. Nós observamos a paisagem, durante a aula, olhando pela janela da sala, e vimos que é um bairro com muitos prédios, mas também com muitas árvores.





A
B
A figura A é uma paisagem que ainda não foi modificada pelo homem, já na figura B a paisagem foi bem modificada, pois se imaginarmos como ela era antigamente, antes da chegada do homem, ela poderia ser parecida com a imagem A.
Lugar é a parcela da superfície em que ocorre nossa vivência, nossa relação cotidiana, nossos afetos bons e ruins. É um ambiente que vamos com freqüência. Um exemplo de lugar é a escola, pois vamos com freqüência, já o aeroporto não é considerado um lugar, pois as pessoas vão pra lá com o objetivo de viajar e não de sentar ou passear. O lugar depende da pessoa, dos ambientes que ela freqüenta.
O professor colocou as músicas “O Portão”, de Roberto Carlos e “Sampa”, de Caetano Veloso. Ambas mostram lugares: a casa da infância de Roberto Carlos e quando Caetano Veloso chegou a São Paulo. Para Roberto Carlos, sua casa era um lugar, pois era onde ocorreram suas vivências, suas relações cotidianas, seus afetos bons e ruins. Para Caetano Veloso, São Paulo era estranho, feio, diferente, mas que com o tempo tornou-se um lugar, pois ele começou a ter suas vivências.



O Portão
Roberto Carlos

Eu cheguei em frente ao portão, meu cachorro me sorriu latindo
Minhas malas coloquei no chão, eu voltei
Tudo estava igual como era antes, quase nada se modificou
Acho que só eu mesmo mudei, eu voltei
Eu voltei, agora pra ficar, porque aqui, aqui é o meu lugar
Eu voltei pras coisas que eu deixei, eu voltei
Fui abrindo a porta devagar, mas deixei a luz entrar primeiro
Todo meu passado iluminei, e entrei
Meu retrato ainda na parede, meio amarelado pelo tempo
Como a perguntar por onde andei e eu falei
Onde andei não deu para ficar, porque aqui, aqui é o meu lugar
Eu voltei pras coisas que eu deixei, eu voltei
Sem saber depois de tanto tempo se havia alguém em minha espera
Passos indecisos caminhei e parei
Quando vi que dois braços abertos, me abraçaram como antigamente
Tanto quis dizer e não falei e chorei
Eu voltei, agora pra ficar porque aqui, aqui é o meu lugar


Sampa
Caetano Veloso
Alguma coisa acontece no meu coração
que só quando cruzo a Ipiranga e a Avenida São João
é que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi
da dura poesia concreta de tuas esquinas
da deselegância discreta de tuas meninas
Ainda não havia para mim Rita Lee, a tua mais completa tradução
Alguma coisa acontece no meu coração
que só quando cruzo a Ipiranga e a Avenida São João
Quando eu te encarei frente a frente não vi o meu rosto
chamei de mau gosto o que vide mau gosto, mau gosto
é que Narciso acha feio o que não é espelho
e a mente apavora o que ainda não é mesmo velho
nada do que não era antes quando não somos mutantes
E foste um difícil começo
afasto o que não conheço
e quem vem de outro sonho feliz de cidade
aprende de pressa a chamar-te de realidade
porque és o avesso do avesso do avesso do avesso
Do povo oprimido nas filas, nas vilas, favelas
da força da grana que ergue e destrói coisas belas
da feia fumaça que sobe apagando as estrelas
eu vejo surgir teus poetas de campos e espaços
tuas oficinas de florestas, teus deuses da chuva
Panaméricas de Áfricas utópicas, túmulo do samba
mais possível novo quilombo de Zumbie os novos baianos passeiam na tua garoa
e novos baianos te podem curtir numa boa.

Território é uma parcela da superfície submetida a determinadas leis e/ou normas. Um exemplo de território é o território brasileiro, que é delimitado e tem determinadas leis.
As leis podem ser válidas para um lugar e para outros não, como por exemplo algumas favelas que fazem suas próprias leis como pena de morte, mas na Constituição a pena de morte é proibida.

Região são parcelas da superfície agrupadas segundo determinados critérios. Por exemplo: no Brasil o critério usado para dividir em Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul é a regionalização do IBGE. Nesse critério o que foi levado em conta foi o clima, a vegetação, a economia, a integração social, etc. Na regionalização do IBGE, os limites foram respeitados, já não podemos dizer o mesmo da Geoeconômica, a qual foi dividida em três: a amazônica, nordeste e centro-sul levando em conta a economia, mas não é usada.
Chegamos a conclusão que um lugar pode ser os quatro ao mesmo tempo: lugar, paisagem, região e território. Por exemplo: São Paulo para mim é um lugar porque é onde ocorrem minhas vivências, meu cotidiano; é um território, pois é submetido a determinadas leis ou normas, é uma região porque é agrupado por determinados critérios e é paisagem, pois pode ser apreendido pelo olhar.
Aula postada por: Fernanda Solis e Juliana Gomes

domingo, 11 de fevereiro de 2007

A modificação do meio para a sobrevivência humana

Nós somos alunas do 1ºA, do Colégio Santa Clara. Fizemos este blog para registrar as aulas de Geografia, que acontecem duas vezes por semana.
O objetivo do professor Carlos, ao pedir este trabalho, é facilitar o nosso estudo e assim melhorar o nosso desenvolvimento. Nosso grupo é constituído por sete alunos: Beatriz Mansano, Cláudia Acre, Fernanda Solis, Juliana Gomes, Marina Gomes, Rebecca Gerassi e Thais Barroco.
Esta é nossa primeira postagem (11/02/07).
A aula do dia 02/06 começou com a seguinte pergunta: Como o homem modificou o meio para sobreviver? A partir dessa pergunta, a aula começou, com o professor explicando como a transformação do meio foi feita pelo homem. Ela foi feita a partir do conhecimento e das técnicas que ele adquiriu no decorrer de sua existência. A partir desse momento, o homem luta pela sobrevivência, tendo como principal elemento a sua alimentação. Sua principal fonte de alimento era a caça e a descoberta do fogo foi uma conseqüência disso, já que eles o usavam para esquentar a comida que havia sido caçada.
O homem era nômade, ou seja, não tinha moradia fixa. Mas conforme começou a formar famílias, percebeu que precisava de uma moradia fixa, para sua mulher e seus filhos. Foi aí que a agricultura e a pecuária começaram a ser praticadas. Então as vilas foram sendo formadas e nelas aconteceram as primeiras trocas, entre comidas e roupas (por exemplo), que deu origem ao comércio. As vilas se localizavam perto de rios, fazendo com que o homem se tornasse sedentário. Atualmente, cada lugar tem sua própria cultura, mas essa começou a ser formada por esses homens, que até então, eram nômades. A organização da sociedade começou nessas pequenas vilas, que foi dando lugar ao trabalho e a formação da sociedade. Assim, as vilas foram se transformando em cidades, em países e formando diferentes culturas.
O sedentarismo citado no texto se agravou ao longo dos anos. Um forte exemplo disso é Mc Donald's, a maior rede de fast food do mundo. Quando comemos os lanches, não pensamos que existe todo um processo por trás de sua elaboração. É necessário que o boi seja morto, para que a carne seja obtida, o trigo plantado, e assim por diante. Mas por que o Mc Donald's é parte tão importante na nossa sociedade? O marketing e a propaganda.




Aula postada por: Cláudia Acre